CEU EMEF J*, 04/05/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; custaram a formar filas.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; esclarecimentos sobre o incidente com a trave na aula de Educação Física de ontem.
- Leitura compartilhada: "O Guarda Chuva Amarelo" - da mesma forma que recebemos alegria, devemos passá-la aos outros. Confira o texto, com vídeo (abre em nova tela): http://pazeduca.pro.br/2010/?page_id=240 ou http://www.aulanossa.pro.br/p/amarelo.html
- Entrega do guarda chuva amarelo aos alunos, na esperança de passar a eles alegria, confiança. Cada aluno recebeu uma filipeta amarela com um guarda chuva desenhado e mensagem de confiança, de alegria, bem como os endereços eletrônicos do texto com vídeo e o blog com nossas rotinas de aula.
- Atividade em grupos (cada aluno fez a sua, trocando ideias com o grupo): o que te deixa feliz? Os trabalhos foram fixados na parede.
- Recreio (09h15).
- Matemática: meios de transportes utilizados pelos alunos para chegarem na escola (aproveitando as lições de ontem, do livro institucional de Língua Portuguesa): tabulação, tabela, gráfico de colunas e interpretação (explicação do conceito da interdisciplinariedade: da mesma forma que na vida, na escola os fatos ocorrem simultaneamente, haja visto como os livros institucionais de Língua Portuguesa e Matemática mostram seus conteúdos relacionados a outras matérias). Introdução do livro institucional de Matemática (carta, índice, objetivos da unidade 1, páginas 5 e 6 (mapa de SP e dados estatísticos de subprefeituras).
- Organização das duplas e trios definitivos, a critério dos alunos.
NÃO DEU TEMPO das atividades livres com RR (respeito e responsabilidade). A confecção dos livrinhos, prevista para hoje, ficou para semana que vem, com mais tempo.
===========
ASPECTOS DA AULA:
Apenas um aluno ausente, aula tranquila e bem participada.
Voltamos a ter alguns casos isolados de alunos que ficaram comendo no pátio após o recreio - alegam não ter dado tempo, a fila da merenda estava grande e lenta.
=========
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; custaram a formar filas.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; esclarecimentos sobre o incidente com a trave na aula de Educação Física de ontem.
- Leitura compartilhada: "O Guarda Chuva Amarelo" - da mesma forma que recebemos alegria, devemos passá-la aos outros. Confira o texto, com vídeo (abre em nova tela): http://pazeduca.pro.br/2010/?page_id=240 ou http://www.aulanossa.pro.br/p/amarelo.html
Confira a história no vídeo abaixo (hospedado no Youtube, 7min18seg):
- Entrega do guarda chuva amarelo aos alunos, na esperança de passar a eles alegria, confiança. Cada aluno recebeu uma filipeta amarela com um guarda chuva desenhado e mensagem de confiança, de alegria, bem como os endereços eletrônicos do texto com vídeo e o blog com nossas rotinas de aula.
- Atividade em grupos (cada aluno fez a sua, trocando ideias com o grupo): o que te deixa feliz? Os trabalhos foram fixados na parede.
- Recreio (09h15).
- Matemática: meios de transportes utilizados pelos alunos para chegarem na escola (aproveitando as lições de ontem, do livro institucional de Língua Portuguesa): tabulação, tabela, gráfico de colunas e interpretação (explicação do conceito da interdisciplinariedade: da mesma forma que na vida, na escola os fatos ocorrem simultaneamente, haja visto como os livros institucionais de Língua Portuguesa e Matemática mostram seus conteúdos relacionados a outras matérias). Introdução do livro institucional de Matemática (carta, índice, objetivos da unidade 1, páginas 5 e 6 (mapa de SP e dados estatísticos de subprefeituras).
- Organização das duplas e trios definitivos, a critério dos alunos.
NÃO DEU TEMPO das atividades livres com RR (respeito e responsabilidade). A confecção dos livrinhos, prevista para hoje, ficou para semana que vem, com mais tempo.
===========
ASPECTOS DA AULA:
Apenas um aluno ausente, aula tranquila e bem participada.
Voltamos a ter alguns casos isolados de alunos que ficaram comendo no pátio após o recreio - alegam não ter dado tempo, a fila da merenda estava grande e lenta.
=========
Conectado com o Professor João César
Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Nenhum comentário:
Postar um comentário