ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 20 de julho de 2010

20 de julho de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ (conforme vem escrito no holerite), 20/07/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória).
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Guarda Chuva Amarelo".
4- Curtograma.
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: revisão (+, -, X e :).
7- Momento livre.

DETALHES RELEVANTES:
2- Explicação dos conceitos adotados na Prefeitura (P, S e NS). Questão de faltas (legislação, limite, quando reprova). Aula comparada ao time de futebol (dois tempos, quando perde no primeiro deve virar no segundo tempo, quando está ganhando no primeiro tempo deve manter-se no segundo, equipe, união, mudança de atitudes para ganhar etc).

3- Guarda Chuva Amarelo: texto já lido há alguns meses. Devemos contagiar uns aos outros com a alegria, sendo um guarda chuva amarelo em meio a tanta chuva e escuridão - devemos ser amigos, solidários, levar alegria a quem necessita. Fonte do texto (abre em nova tela): http://www.aulanossa.pro.br/p/amarelo.html. Entrega de targeta amarela com mensagem de otimismo.

4- Curtograma (em grupos ou individualmente, de acordo com a opção de cada um).
Primeira etapa: Observar na Escola (não fora dela) e completar:
=> CURTO E FAÇO (o que gosto de fazer e faço)
=> CURTO E NÃO FAÇO (o que eu gostaria de fazer e não faço)
=> NÃO CURTO E FAÇO (o que faço contra minha vontade)
=> NÃO CURTO E NÃO FAÇO  (o que não faço e não gosto de fazer).
Segunda Etapa: Quem quis informou o que colocou em cada item, de tal forma que formou-se um painel. Ficou bem claro a garantia de anonimato, que esta atividade tem por objetivo aprimorar nossas aulas até o final do ano.
Terceira Etapa: Devolutiva oral, por parte do professor, daquilo que é possível incorporar em nossas aulas imediatamente e o que depende de fatores que não estão em nosso controle.

6- Matemática: adição, subtração, multiplicação, divisão e situação problema. Atividades com auto correção. Lição de casa (problema envolvendo divisão).

7- Momento livre: no solário, logo após a auto correção e registro da lição de casa.

ASPECTOS DA AULA:

Muitos alunos ausentes, não retornaram do recesso.

Aula bem participada, sem quaisquer problemas.

A chamada ficou para perto do recreio, por ocasião do recebimento do Diário de Classe. Aproveitamos para informar, individualmente, os conceitos obtidos no primeiro semestre.

Percebeu-se uma grande calma no recreio e no pós recreio, resultado de atividades (brincadeiras) dirigidas que ocorreram durante o recreio.

ANEXO ÚNICO: 
FATOS RELEVANTES LEVANTADOS NA ETAPA COLETIVA DO CURTOGRAMA:

a) CURTO E FAÇO:
- Leitura compartilhada;
- Ed. Física;
- Recreio;
- Atividades livres;
- Brinquedoteca;
- Sala de Leitura;
- Artes;
- rimas;
- brincar.

b) CURTO E NÃO FAÇO:
- Informática;
- leitura oral;
- laboratório;
- namorar;
- jogos;
- esportes em geral;
- cinema (mais filmes e à escolha);
- danças (especialmente, dança de rua);
- escutar músicas.

c) NÃO CURTO E FAÇO:
- acordar cedo;
- determinadas lições de alguns componentes curriculares (Artes, Geografia, História e Ed. Física);
- fazer bagunça obrigado por outros;
- festas abertas para a comunidade (argumenta-se pela perda de privacidade);

d) NÃO CURTO E NÃO FAÇO:
- determinados esportes;
- ir para a diretoria;
- ofensas, agressões;
- fofoca;
- bagunça;
- roubos;
- bilhetinhos.

Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

Nenhum comentário:

Postar um comentário