CEU EMEF JAGUARÉ, 19/08/2010 - 4ºB.
Educando nosso olhar para o belo, inundando nossa vida do que há de bonito. Chega de olhar apenas o lado ruim da vida. Duas cenas de amanhecer no CEU Jaguaré, na hora da entrada. Arq. Pessoal.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lenda: Jesus e o Tatu.
4- Reescrita e ilustração, em 35 minutos (duplas e trios).
5- Texto jornalístico sobre a neta de Monteiro Lobato e a Bienal do Livro.
6- Recreio (09h15).
7- Educação Física (09h35).
8- Texto jornalístico - continuação.
Não deu tempo: matemática (divisão, pag. 61 até 65).
Segunda feira, trazer livro de Língua Portuguesa.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Educadores querem bem seus alunos, por isso orienta, corrige, mostra limites - a vida tem limites, no emprego há limites, há regras, e sua não observância pode gerar uma demissão, por exemplo. Orientações gerais sobre a visita à Bienal do Livro, a realizar-se amanhã.
3- Nosso Folclore - Lenda: Jesus e o Tatu. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore
4- Os alunos escreveram sua versão para a lenda lida hoje - estavam em duplas e trios para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos, como preparação para ano que vem (quinto ano, cada aula dura 45 minutos). Todos terminaram antes do tempo e puderam escolher livros para leitura livre.
5- Leitura compartilhada do texto jornalístico, sobre a neta de Monteiro Lobato visitando a 21ª Bienal do Livro de São Paulo, falando do lançamento do livro "A Menina do Narizinho Arrebitado" na versão de iPad, bem como de sua infância ao lado do avô. Link da reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/784957-neta-de-monteiro-lobato-relembra-convivencia-com-avo-em-visita-a-bienal-do-livro.shtml
8- Retomada do texto jornalístico: releitura, levantamento de fatos (coletivamente, com registro na lousa e caderno) e relatório (individual) sobre a reportagem (como se estivesse contando sobre ela para alguém que não teve contato com a mesma). Um aluno citou o fato de que viu na TV algo sobre Monteiro Lobato e o período de ditadura no qual ele viveu. Conversamos sobre esse contexto e países que têm ditaduras, bem como o risco dela voltar no nosso, se não cuidarmos de nossas atitudes e, principalmente, de nossas regras, nossas leis.
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada pela maioria. Como sempre, uma minoria tenta tumultuar a aula. Como a classe não entra "na onda", essa minoria tenta desviar a atenção para si, orquestrando tumultos simulados e até mesmo tentando desmoralizar o professor (tentando buscar erros inexistentes nas lições, bem como delegar-lhe funções exclusivas dos alunos como, por exemplo, cuidar de seu lápis).
Direção e Coordenação Escolar estão cientes do evento, o qual vem ocorrendo sistematicamente nas duas últimas semanas - e atitudes jurídicas estão sendo estudadas, uma vez que somente o diálogo e a orientação educacional não vem surtindo efeitos para com quem mostra-se fechado à essas atitudes educativas.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Nenhum comentário:
Postar um comentário