CEU EMEF JAGUARÉ, 16/09/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lendas do Boto e do Guaraná.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (35 minutos).
5- Natureza e Sociedade (Ciências): Saúde Bucal.
6- Recreio (09h15).
7- Educação Física (09h35).
8- Natureza e Sociedade (Ciências): Saúde Bucal (continuação).
9- Matemática: lição de casa (livro, pág. 78).
Amanhã: livro de Matemática.
Semana que vem: livro de Língua Portuguesa.
Não deu tempo, ficando para a próxima aula: retomar Matemática (livro e divisão por dois algarismos).
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lendas do Boto e do Guaraná.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (35 minutos).
5- Natureza e Sociedade (Ciências): Saúde Bucal.
6- Recreio (09h15).
7- Educação Física (09h35).
8- Natureza e Sociedade (Ciências): Saúde Bucal (continuação).
9- Matemática: lição de casa (livro, pág. 78).
Amanhã: livro de Matemática.
Semana que vem: livro de Língua Portuguesa.
Não deu tempo, ficando para a próxima aula: retomar Matemática (livro e divisão por dois algarismos).
Rotina Prevista (16/09/2010). Arquivo Pessoal.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos.
3- Nosso Folclore: Lendas do Boto (ou Boto Cor de Rosa) e do Guaraná. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.
4- Os alunos escolheram uma dessas lendas (ou as duas) para recontarem com suas palavras (podiam, inclusive, modificar e criar nomes aos personagens)- estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Antes, recordamos oralmente principais elementos de cada uma das lendas, registrando-os na lousa para eventuais consultas. Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos.
5- Iniciamos, em grupos, a leitura do folheto "Saúde Bucal/Como prevenir esses problemas",adaptado dos sites de uma conhecida indústria de creme dental, que possui um amplo trabalho pedagógico. Sites pesquisados: http://www.colgate.com.br/app/OralHealthMonth/BR/Dica1.cvsp || http://www.colgate.com.br/app/OralHealthMonth/BR/Dica2.cvsp
1ª Parte: leitura em grupos.
7- Com Professor Especialista.
8- Continuamos a leitura do referido folheto, agora na modalidade "leitura compartilhada" e levantamento de dúvidas orais. 2ª Parte: possuindo as informações necessárias, refizemos (quando necessário) o cartaz individual do Concurso sobre Saúde Bucal, respondendo, com uma frase e ilustração: "Como ter um Belo Sorriso?"
9- Lição de casa de Matemática: página 78 do material institucional. Apesar de prevista na rotina de hoje, optamos por adiar Matemática (livro e divisão por dois algarismos - passos) para amanhã, com mais tempo, a fim de não prejudicar o trabalho sobre Saúde Bucal, o qual estamos concluindo "encima da hora".
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, sem maiores problemas.
O referido folheto sobre Saúde Bucal foi pesquisado e impresso com recursos particulares do Professor.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Nenhum comentário:
Postar um comentário