ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

20 de setembro de 2010.

CEU EMEF JAGUARÉ, 20/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 1, 2 e 3 (serão lidos 20).
4- Português: material institucional, pág. 62 até 64 (prevista até pág. 67).
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: divisão (passos).
7- Educação Física (10h20).
8- Sala de Leitura (11h05).
Amanhã: livro de Língua Portuguesa.


 Rotina Prevista (apenas c/ 2 capítulos iniciais de Reinações de Narizinho) - 20/09/2010. Rotina corrigida (com o 3º capítulo de Reinações de Narizinho) - 20/09/2010.
Compare as duas fotos da Rotina: na primeira temos o registro dos dois capítulos previstos da leitura compartilhada de Reinações de Narizinho (registrada às 7h13); na segunda, registramos o terceiro capítulo solicitado pela classe (registrada às 08h08) - isto mostra que a leitura entreteve a todos.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Recordando um pouco a biografia de Monteiro Lobato. Motivo de ler, ao menos, os capítulos iniciais de "Reinações de Narizinho": ter contato com uma das primeiras obras do autor destinada ao público infantil, apreciar uma leitura de grande qualidade, que leva-nos aos mais altos índices da imaginação saudável a partir de dados reais.

3- Inicialmente, prevemos dois capítulos. Mas a classe solicitou a leitura do terceiro capítulo. Todos, sem exceção, ficaram muito atentos à leitura, inclusive os alunos que nem sempre colaboram.

4- Ainda sobre texto jornalístico. Recordamos a função do título, da linha fina e da foto. Verificamos a função do lide (primeiro parágrafo, que resume a notícia). Trabalhamos as páginas 62 até 64 - continuaremos amanhã.

6- Revendo alguns passos da divisão por dois algarismos, em forma de lição de casa.

7 e 8- Com respectivos professores especialistas.


ASPECTOS DA AULA:

Muito bem participada.
Como posto acima (item 3) todos muito atentos e interessadíssimos na leitura compartilhada dos capítulos iniciais de Reinações de Narizinho.

Professor especialista de Educação Física elogiou bastante o fato de não ter nenhum problema (finalmente, estamos em setembro!) com nenhum aluno, inclusive os costumeiros. O mesmo não ocorreu na Sala de Leitura.

Medidas jurídicas inadiáveis estão sendo tomadas, não cabe anunciá-las aqui - como diz a sabedoria popular: "roupa suja se lava em casa".


 
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==



Nenhum comentário:

Postar um comentário