ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

23 de novembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 23/11/2010 - 4ºB.


ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Bela".
4- Geografia (e História): Painel/O que aprendemos (pág. 60 e 61).
5- Recreio (09h15).
6- Geografia: Siglas dos estados do Brasil (por regiões).
7- Matemática: expressões numéricas.
8- Atividades livres.
Dia 02/12 (5ª feira): Provas finais.


Rotina Prevista - e cumprida (23/11/2010)
Rotina Prevista - e cumprida (23/11/2010). Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:


2-  O que e como teremos. Prévia (sinopse) da leitura compartilhada.


3- Leitura compartilhada: "Bela", de Julio Emilio Braz (Paulinas, 2007) relata a história de uma garota que era elogiada por muitos e invejada por alguns, a ponto de ter sua vida posta em risco com uma "brincadeira" de péssimo gosto. O livro foi lido na íntegra e aproveitamos para conversar sobre a história, sobre o bullying e também sobre Ciências (a personagem era diabética: o que é essa doença, insulina, sangue etc) - veja mais abaixo, em "aspectos da aula".


4- Geografia (e História): revisão do que vimos (povos nativos da América, Brasil na América) - leitura (pág. 60 e 61) e conversa.


6- Geografia: registro escrito das siglas dos estados brasileiros, agrupados por regiões.


7- Matemática: correção coletiva da lição de casa. Atividades com expressões numéricas. Auto correção. Lição de casa: perímetro (próximo assunto).


8- Momento livre: desenhos livres e leitura, em grupos, dos livros da Coleção Charalina.




ASPECTOS DA AULA:


Bem participada, com responsabilidade e colaboração.


Após a leitura compartilhada conversamos sobre o assunto principal da mesma: bullying não é brincadeira, pois nesta, ninguém é prejudicado, enquanto que no bullying há prejuízos. Um aluno comentou sobre uma reportagem e a classe perguntou sobre punições. Então esbocei na lousa o seguinte esquema, sobre as etapas do que pode acontecer:
1º Conversa com os envolvidos;
2º Conversa com os pais, juntamente com os envolvidos.
Essas duas etapas ocorrem na escola e, em 70% dos casos, resolve. Caso não haja solução, outras etapas podem ocorrer:
3º Conselho Tutelar;
4º Vara da Infância e Juventude.
Ai o negócio começa a complicar, pois a autoridade competente pode escolher entre:
5º Medidas socioeducativas (acompanhamento psicológico, pedagógico e jurídico dos envolvidos e respectivos familiares).
6º Internação na Fundação CASA e/ou Liberdade Assistida (sai de lá somente nos momentos de estudos).
O esboço fiz na lousa, com letra corrida, conforme expunha. Eis as fotos:
Rotina (23/11/2010) e esboço das observações Detalhe do esboço das observações sobre Bullying (23/11/2010)
Esboço do esquema sobre encaminhamentos do Bullying (23/11/2010). Arquivo Pessoal.


Após isso conversamos sobre porcentagem (essa questão dos 70%, revendo o que estudamos, representa a maioria dos casos). Também falamos sobre Ciências (Bela, a personagem principal, era diabética): o que é essa doença, o que faz o hormônio insulina, cuidados com alimentação, o que é coma (a personagem passou por esse estágio). 


Após tudo isso, já na aula de Geografia (com muitos elementos de História, segundo o livro didático que seguimos) recordamos sobre os povos nativos e os colonizadores. Um aluno levantou a questão do registro histórico a partir da visão dos colonizadores, ao que expliquei da necessidade de sabermos também registrar a nossa versão, pois cada qual escreve somente sobre o que interessa. Outro aluno levantou a questão de valorizar mais o que é nosso, ao que completei com exemplo do que fazemos sobre o dia das bruxas. E a questão por ai foi, deixando a aula extremamente rica. Nem sentimos o tempo passar e chegou a hora do recreio.


Muitos alunos sentiram-se à vontade com os assuntos e abriram-se com a classe toda, expondo seus pontos de vistas e experiências.


Mostrei aos alunos que aula não é só coisa escrita e, por isso mesmo, precisamos registrar nossa rotina de trabalho, para vermos tanta coisa importante que fizemos - isso também é fazer história, registrá-la.





Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
  
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto! 




==||==

Nenhum comentário:

Postar um comentário