ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

06 de dezembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 06/12/2010 - 4ºB.


ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Maninho e Maninha" (Contos de Grimm).
4- Geografia: Vivendo no campo de na cidade (pág. 100 em diante).
5- Recreio (09h15).
6- Finalização de atividades.
7- Teatro no C.E.U.
8- Sala de leitura.
Vamos aproveitar nossos últimos dias de aula com muita tranquilidade, harmonia e responsabilidade.


Rotina prevista, com algumas alterações - confirme neste site, comparando descrição e foto. (06/12/2010).
Rotina prevista, com algumas alterações - confirme neste site, comparando descrição e foto. (06/12/2010). Arquivo pessoal.


DETALHES RELEVANTES:


2- O que e como teremos. Combinamos que, nestes ultimos dias de aula, colaboraremos para que tenhamos momentos ótimos. Informações sobre critérios de notas e faltas, bem como o cotidiano de um quinto ano. Como será esta semana, em especial, a solenidade de sexta feira.


3- Neste conto de Grimm foi necessário explicar que, antigamente, era normal casamento cedo (por isso o rei pediu a menina em casamento).


4- Lemos e conversamos sobre população rural e urbana ao longo da história bem como as causas que levam as pessoas em busca de melhores condições de vida. Lemos um poema que explica a vida no sertão do nordeste e como as familias sairam de lá (suas dores e esperanças), bem como as dificuldades que encontraram na cidade grande. Aproveitei para dar um histórico de como era nossa favela décadas atrás e as melhorias que ocorreram (antes, as casas eram de lona e madeira, sem luz e água, com deslizamentos e incêndios; muitos pediam esmolas). O que aconteceu na década de 70 pode estar ocorrendo agora, com a concentração das águas e terras nas mãos de poucos - mudança das águas do rio São Francisco, por exemplo. E o pior: tudo isso não está nos noticiários atuais (por que será?). Um aluno disse que hoje se vive bem na favela, com certo conforto, ao que expliquei que, décadas atrás, era o contrário).


6- Registro escrito, em forma de resumo, dessa conversa.


7- No lugar de Educação Física, assistimos o teatro (este estava marcado para as 11h).


8- Sala de leitura, as 11h20, com a professora especialista.


ASPECTOS DA AULA:


Bem participada, com muita responsabilidade e colaboração.


Conversamos sobre os eventos desta semana, em especial, a solenidade de sexta feira - não nos despediremos, pois estamos no mesmo bairro, apenas fecharemos o ano escolar da primeira turma do CEU EMEF Jaguaré com muita alegria - talvez hoje não perceberemos isso, mas daqui há alguns anos, nos daremos conta.


Na aula de Geografia alunos mostraram-se atentos e bem criticos quanto a história de nossa favela.


Foi muito legal assistirmos o teatro feito pelos alunos da Emef Marechal Espiridião Rosas: qualidade perfeita, história envolvente (Pluft, o Fantasminha) e o momento de reencontrar gente querida (colegas e ex-alunos).





Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
  
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto! 


==||==






Nenhum comentário:

Postar um comentário