ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

16 de fevereiro de 2011

Rotina prevista (16/02/2011) - e modificada (veja abaixo). Arq. pessoal.
Importante: este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos, mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 16/02/2011, 4º ano B - sala 08.

Rotina (corrigida, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Os Galos dançarinos".
4- Reescrita e ilustração, em grupos (por 40 minutos).
5- Informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Sala de leitura (09h35).
8- Natureza e Sociedade: coisas boas e ruins de nosso bairro (painel).
9- Matemática: tabela.

Não deu tempo, ficando para amanhã: Divisão (correção da lição de casa de anteontem) e Gráfico (em continuidade do assunto de hoje, iniciado pela tabela) em Matemática.

DETALHES:

2- A conversa sobre a aula é um direito do aluno, a fim de que haja clareza do que e como teremos. Conversamos sobre a necessidade de não perdermos tempo com futilidades, pois isso ocuparia tempo destinado à matéria, esta cobrada pela Prefeitura na Prova São Paulo (ela não reprova ninguém, uma vez que os professores não tem acesso às notas, mas melhora a vida na escola na qual a maioria dos alunos for bem). Antes mesmo da oração, reorganizamos os lugares e remapeamos a classe, a fim de facilitar a montagem/desmontagem dos grupos. Caso algum aluno sinta necessidade de mudança, basta solicitar-me explicando seus motivos.

3- Nesta brilhante estória contada por Rubem Alves dois lindos galos estavam interessados em somente brigar. Mesmo com terapia musical, continuavam. Um psicólogo orientou seu dono a aquecer o fundo da gaiola. Assim, "quem não aprende pelo amor, aprende pelo calor", como conclui Rubem Alves.

4- Reescrita e ilustração, em grupos. Quem não terminou antes da aula de informática, teve cerca de dez minutos após a aula da sala de leitura - ou levar para casa e trazer amanhã. Todo esse material fará parte dos livrinhos dos alunos.

5- Com a Professora Especialista, a qual optou em ficar na classe, para combinar as regras (hoje foi a primeira aula, dai a necessidade de combinados).

7- A Professora da Sala de leitura não estava presente. Por isso a Professora Substituta lecionou em sala de aula, introduzindo noções de língua inglesa, a pedido dos alunos (com grande receptividade por parte deles).

8- Natureza e Sociedade: Nosso bairro. Painel com coisas boas e coisas ruins de nosso bairro, com a participação dos alunos - resgatando seus registros de lição de casa:

Lição de casa: Pense e responda: nosso bairro foi sempre assim? Por quê? (pode pedir ajuda à família). Amanhã trabalharemos com o mapa do bairro (mostrei rapidamente):


9- Matemática: tabela. Tema: alunos do 4ºB - ano de nascimento. Retomaremos amanhã, continuando com o gráfico e respectiva interpretação:

Como os alunos estavam visivelmente cansados, optei por continuar as atividades amanhã (eles ficaram o tempo inteiro em sala de aula, mesmo nas aulas com outros professores). Fizemos uma gostosa sequência de relaxamento corporal e, nos últimos cinco minutos, puderam brincar livremente (com respeito e responsabilidade).

Todos colaboraram com o bom ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário