ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

21 de fevereiro de 2011

Rotina prevista (21/02/2011). Arquivo pessoal.
Importante: este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 21/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Diversidade".
4- Artes (07h45).
5- Educação Física (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Trabalho sobre o texto lido. Assunto: diversidade e respeito.
8- Matemática: situação problema.

Importante: todo material do aluno deve estar com nome, inclusive lápis e canetas, para evitar problemas.


DETALHES:

2- O que e como teremos - direito do aluno, pois a aluna é nossa (não somente do Professor).

3- Optamos pelo poema "Diversidade", de Tatiana Belink, que trata das diferenças entre as pessoas (ninguém é igual ao outro) bem como do respeito a todos. De segunda feira o tempo para leitura compartilhada é pequeno, por isso optamos por textos bem menores (ou mesmo releitura de textos já lidos).

4- Artes, com o Professor Especialista, na sala ambiente.

5- Educação Física, com o Professor Especialista, na quadra.

7- Retomada do texto lido no inicio da aula. Entrega do texto em folha. Conversa coletiva e atividades diversas - contextualizando a mensagem do texto, bem como seu gênero textual e características:
Após toda essa reflexão, os alunos relataram, em folhas, suas experiências sobre o tema. Esse material formará os livrinhos dos alunos.

8- Como o tempo estava curto, optamos (em Matemática) pela lição de casa:
As lições de casa são sempre em quantidade pequena para facilitar a vida dos alunos que têm atividades educativas no cotraturno (oficinas, CCA etc). Visam rever tema visto no dia ou, como hoje, introduzir tema da aula seguinte. Por essa facilidade, começarão a ser rigorosamente cobradas a partir de amanhã, com pontuação positiva ou negativa - afinal, a vida em sociedade também é assim e cabe à escola facilitar e introduzir esse convívio, sem máscaras ou falsidade.

Em momentos específicos (após o recreio e visita da Assistente de Direção) conversamos sobre o ambiente escolar, bem como a grande diferença entre brincadeiras (saudáveis a todos) e bullying (prejudicial a alguém, caracterizado como crime na legislação municipal). Nesse contexto as chamadas "brincadeiras de mão e de pé" estão sendo desencorajadas, uma vez que não são brincadeiras, pois causam prejuízos aos envolvidos (desconfortos e acidentes, por exemplo).


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