Rotina prevista (03/03/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!
CEU EMEF JAGUARÉ, 03/03/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina (corrigida, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Por que proteger a natureza? Aprendendo sobre MEIO AMBIENTE".
4- Reescrita e ilustração (em grupos livres, por 40 minutos).
5- Português: Carnaval - história e marchinhas.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: numerais (continuação).
8- Educação Física (10h20).
9- Terminar atividade sobre o Carnaval. Combinados para amanhã.
DETALHES:
2- O que e como teremos.
3- Da Coleção Valores: "Por que proteger a natureza? Aprendendo sobre MEIO AMBIENTE". Em uma excursão, crianças aprenderam que atitudes simples ajudam a cuidar da natureza, como se cuidassem de sua casa e de si. Conversamos bastante sobre os cuidados com a natureza próxima a nós, aqui no Jaguaré: lixo, chão impermeável, construções em locais de risco, cuidar das plantas etc - não adianta jogar a culpa na chuva desta época. Cuidados simples, como não jogar papel no chão (já pensou se todo mundo começa a jogar papel no chão?).
4- Na reescrita e ilustração: como podemos cuidar da natureza perto de nós? - essas atividades formarão os livrinhos dos alunos (e sempre retomaremos esse assunto). Formamos grupos livres, pois muitos alunos faltaram em decorrência da chuva constante.
5- Leitura explicativa e conversa sobre o Carnaval. Prévia sobre marchinhas. Lição de casa: escrever nomes de marchinas de Carnaval que conhecem, podendo pedir ajuda às famílias (ninguém lembrava de nenhuma, mas bastou cantar algumas, todos lembraram). Confira aqui o texto trabalhado, sobre o Carnaval (sua história e curiosidades). As marchinas, que foram cantadas hoje (como exemplos) e serão trabalhadas amanhã, acesse aqui.
7- Matemática: terminamos nossa tabela de leitura e escrita de numerais, com a coluna das unidades de milhares. Na imagem abaixo, logo após o recreio: registro escrito da aula de Português, com a lição de casa; numerais (Matemática).
8- Com o Professor Especialista.
9- Terminamos o trabalho iniciado ontem (o que é o Carnaval para você?), hoje com a versão escrita. Combinamos sobre amanhã: (recreação semanal e atividades carnavalescas).
Ambiente tranquilo, sem problemas, com muita colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário