ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 15 de março de 2011

15 de março de 2011

Rotina prevista (15/03/2011). Na parte inferior da lousa: esquema do curtograma. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 15/03/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 5 e 7.
4- Atividade em grupo: Curtograma.
5- Matemática: adição (continuação).
6- Recreio (09h15).
7- Natureza e Sociedade: nosso bairro (final).
8- Momento livre, com respeito e responsabilidade.

DETALHES:

2- O que e como teremos.

3- Nos capítulos apreciados hoje, de "O Pequeno Príncipe", descobrimos mais detalhes de seu planetinha: o por do sol a qualquer momento (basta recuar um pouco para trás, pois o planetinha é pequeno - comparamos com o nosso, que seria preciso pegar um avião) e uma flor que ele pensa ser a única no universo.

4- Curtograma: o que gosto e faço, o que gosto e não faço, o que gosto e não faço e o que não gosto e não faço. Atividade em grupo, mas cada aluno fez seu levantamento individual. Na foto abaixo: trabalhos autorizados, com nomes atrás, para manter a privacidade (os poucos não autorizados foram arquivados).

5- Matemática: retomada de adição e verificação (retomada da lição de casa, atividade de classe com auto correção). Continuamos após o recreio, com situação problema de várias parcelas. Lição de casa: situação problema para resolver por adição de várias parcelas ou por multiplicação.

7- Natureza e Sociedade: Nosso Bairro. Breves frases para preencher lacunas.

8- Momento livre: vários alunos optaram por fazer aviõezinhos de papel. Aproveitamos a brincadeira para conversar sobre os princípios de lições que estão por trás de uma aparente brincadeira: Artes (vários estilos de dobraduras, permitindo movimentos e manobras diferentes); Ciências (diferentes rotas, de acordo com o tipo de papel e montagem dos aviõezinhos). E mais: nessa aparente simples brincadeira podemos estar diante de futuros profissionais.

Colaboração de todos garantiu um ambiente tranquilo e participativo. Cumprimentos a todos.
Recebemos a visita de uma educadora e seus alunos, que desenvolverão uma atividade de língua inglesa com os quartos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário