Na entrada, um macaco veio ver o que estávamos fazendo na "casa" (habitat) dele.
Na caminhada na trilha ecológica apreciamos o ar puro e fresco e aprendemos que a cor dos líquens (colonia de seres vivos: fungo e vegetais) indica a qualidade do ar: se vermelhos, o ar é limpo. Também aprendemos sobre a fotossíntese (processo pelo qual as plantas "fabricam" seus alimentos).
Visitamos uma nascente de água ...
... e sua mata ciliar (aquela vegetação que cresce em volta da nascente, ajudando a conserva-la. Recordamos também sobre o ciclo da água na natureza.
Aprendemos que a pinha caída no chão não deve ser apanhada com as mãos, pois pode conter um tipo muito venenoso de aranha. Aprendemos que o pinheiro não é nativo do Brasil, por isso suas folhas são lisinhas, para que a neve possa escorrer por elas. O eucalipto também não é nativo de nosso pais.
Também caminhamos por uma alameda que simulava nosso Sistema Solar com seus planetas...
... e vimos, mesmo que brevemente, algumas formas de produção de energia (nesta foto: um painel de energia solar).
Apreciamos uma paisagem maravilhosa nessa trilha ecológica, aprendemos muito sobre a natureza, curtimos um ar puro e fresco e dentro de uma simulação de nave (sem fotos aqui) brincamos de salvar um planeta, que poderia ser o nosso. Entre esta trilha e a nave paramos para lanchar. As fotos completas já estão disponíveis no disco virtual, no link que o Professor fornece pessoalmente aos educadores, educandos e respectivas famílias.
Agradecemos a todos os envolvidos nesta esta ótima oportunidade de aprendizagem, em contato com a natureza. Agradecimentos especiais: à equipe do CIENTEC-USP que orientou-nos pacientemente em toda nossa estadia; às crianças que participaram ativamente deste momento de aprendizagem; aos educadores do CEU EMEF Jaguaré por idealizar, organizar e acompanhar este evento; aos pais que autorizaram a participação de seus filhos; aos motoristas dos ônibus, que nos conduziram aos nossos destinos.
Fotos e legendas: Professor João César, de Natureza e Sociedade dos 4ºs anos.
Fotos apenas para apreciação pedagógica, sem fins lucrativos.
http://profjoao.net.br/
Fotos apenas para apreciação pedagógica, sem fins lucrativos.
http://profjoao.net.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário