ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

09 de novembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 09/11/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam, sem problemas aparentes, nos pátios e quadra. Antes, estava muito agitados no pátio interno, pois garoava.

NA CLASSE:
Recebemos lousa da frente escrita; a de trás, com pequenos escritos de alunos.

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; informes, em primeira mão, sobre a Prova São Paulo (a realizar-se semana que vem, nesta semana veremos algumas "dicas"); sala de leitura uma aula após o de costume, para facilitar atividades de visitação dos alunos das primeiras séries (receberam a visita dos alunos da primeira série do CEU); orientações sobre a sondagem de matemática; chamada e ajudante do dia.

- Leitura compartilhada: "As penas da galinha" - da mesma forma que é impossível recolher as penas que o vento leva, é impossível restabelecer o nome de quem se difamou. Este texto conclui unidade de textos escolhidos, sobre a fofoca: "As três peneiras", "O Eclipse do Sol" e "As penas da galinha" - confira estes textos em: http://aulanossa.blogspot.com/2009/11/textos-sobre-fofoca.html (abre em nova tela)

- Sondagem de Matemática: quatro problemas envolvendo situações do campo aditivo, determinados pela Mantenedora.

- Sala de Leitura - segundo atendimento (15h00), pela professora especialista.

- Recreio.

- Conclusão da sondagem de matemática.

- Português (em duplas e trios):
1ª Parte: Fonte ou referência bibliográfica. A partir de exemplo no livro (de texto que lemos e comentamos hoje), estudamos: sobrenome do autor, nome do autor, nome da obra, cidade de publicação, editora, ano, edição (se não tem, é a primeira) e página(s). Antes, lemos e resolvemos oralmente as atividades propostas nas páginas 19 a 21, na unidade "Direito a ter direitos", como registrado a seguir.
2ª Parte: "Direito a ter direitos" - lemos e resolvemos oralmente as páginas 19 (foto sobre menores abandonados, fizemos legenda da mesma, vimos que foi editada para manter a privacidade; na mesma página lemos a poesia sobre quem não tem casa; comparamos foto com o texto), 20 e 21 (interpretação da referida poesia; verificação de trabalhos que podem ser desenvolvidos por menores - colaboração no lar e trabalho aprendiz).
Duas atividades escritas sobre a comparação da foto com a poesia, bem como sobre trabalhos que podem ser desenvolvidos por menores - correção no caderno.

- Matemática: Lição de Casa: multiplicação por numerais decimais, já introduzindo algo para a aula de amanhã (porcentagem):
a) 125 X 0,21 (esta foi resolvida, como exemplo, recordando elementos da multiplicação por dois algarismos, bem como multiplicação simples de decimais - contagem de casas).
b) 197 X 0,75
c) 200 X 2,25

Amanhã: livro de Português.
Aula de Educação Física adiada para amanhã.


=============
Aula tranquila e bem participada.
Conflitos resolvidos de forma bem humorada e leve.

"Fontes bibliográficas" - dica para a prova de semana que vem; porcentagem (aula de amanhã), também).
============
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Destinado somente a Educadores, Educandos e respectivos familiares; mensagens anônimas serão ignoradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário