CEU EMEF J*, 30/03/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas e dirigiram-se as suas respectivas filas no horário adequado.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos (direito do aluno saber - a aula é de todos, não somente do aluno; no quinto ano não dará tempo de cada professor escrever sua rotina de aula, mas muitos costumam falar, no início da aula, o que será trabalhado). Como alguns alunos mais velhos estavam usando deste momento importante para escrever bilhetinhos eu disse que não é o momento adequado, deveriam fazê-lo na aula livre ou após o término da lição; eu sei da necessidade (todo adulto já foi criança/adolescente), respeito a privacidade, mas vamos fazer cada coisa em seu horário correto. Como dois alunos, no mesmo momento, estavam trocando olhares provocativos, eu esclareci que devemos curtir cada fase da nossa vida ao máximo, vivendo como criança/adolescente (passa rápido, e depois vão se arrepender por não ter vivido bem) e deixa as brigas para adultos "sem miolos". Agradeci, antecipadamente, a colaboração de todos.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 11 (planeta do vaidoso) e 12 (planeta do bêbado), recordando, brevemente, o motivo dessa viagem.
- Texto "Diversidade", já lido no inicio do ano (vide anexo único, mais abaixo): registro escrito, estudo breve da estrutura desse tipo de texto (poético: verso estrofe; fonte [de onde foi retirado]), conversa coletiva sobre diversidade e atividade escrita (as pessoas são iguais? por que?).
- Retomada da peça teatral "A Bela e a Fera":
PRIMEIRA ETAPA: recordação do que assistimos, bem como da fala do diretor ontem (respeito as diferenças, valorizar o interior das pessoas...); reescrita e ilustração. (em grupos: formavam grupos alunos que terminavam a atividade sobre o texto "Diversidade").
- Recreio (09h15).
- "A Bela e a Fera":
SEGUNDA ETAPA: Conversa coletiva sobre o texto "Diversidade", a lição de casa (assunto da peça teatral) e a essência da peça; montagem do painel com ideias de alguns grupos, como abaixo:
* não julgar pelas aparências;
* não precisa ser bonito para amar, vale o que tem por dentro;
* quem vê cara não vê coração;
* respeito pelo diferente.
A seguir, cada aluno, em seus respectivos grupos, foram levados a refletir e registrar suas ideias sobre respeito e diversidade do outro lado da folha na qual fizeram a ilustração e reescrita da peça teatral (podiam conceituar ou dar exemplos, positivos ou não).
- Matemática: expressões numéricas, com auto correção; Lição de casa (matemática) sobre o mesmo assunto.
- Atividades livres com R.R. (respeito e responsabilidade), valendo-se da experiência de ontem, que deu certo. Em dias com seis aulas em classe, a sexta aula é diferenciada.
===============
ANEXO: TEXTO "DIVERSIDADE"
Um é amarelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de riso
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
Tatiana Belinki. São Paulo
Quinteto Editorial, 1999
================
ASPECTOS DA AULA:
Alunos bem participantes e interessados.
Nenhum problema na formação de filas ao final do recreio.
Orientação, no final da aula, sobre a responsabilidade com as brincadeiras: tomar cuidado com as "tarefas" passadas na brincadeira de "verdade e desafio" - optar somente por coisas possíveis e próprias para o ambiente de sala de aula, para não prejudicar a todos nós enquanto grupo (alunos e professor).
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas e dirigiram-se as suas respectivas filas no horário adequado.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos (direito do aluno saber - a aula é de todos, não somente do aluno; no quinto ano não dará tempo de cada professor escrever sua rotina de aula, mas muitos costumam falar, no início da aula, o que será trabalhado). Como alguns alunos mais velhos estavam usando deste momento importante para escrever bilhetinhos eu disse que não é o momento adequado, deveriam fazê-lo na aula livre ou após o término da lição; eu sei da necessidade (todo adulto já foi criança/adolescente), respeito a privacidade, mas vamos fazer cada coisa em seu horário correto. Como dois alunos, no mesmo momento, estavam trocando olhares provocativos, eu esclareci que devemos curtir cada fase da nossa vida ao máximo, vivendo como criança/adolescente (passa rápido, e depois vão se arrepender por não ter vivido bem) e deixa as brigas para adultos "sem miolos". Agradeci, antecipadamente, a colaboração de todos.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 11 (planeta do vaidoso) e 12 (planeta do bêbado), recordando, brevemente, o motivo dessa viagem.
- Texto "Diversidade", já lido no inicio do ano (vide anexo único, mais abaixo): registro escrito, estudo breve da estrutura desse tipo de texto (poético: verso estrofe; fonte [de onde foi retirado]), conversa coletiva sobre diversidade e atividade escrita (as pessoas são iguais? por que?).
- Retomada da peça teatral "A Bela e a Fera":
PRIMEIRA ETAPA: recordação do que assistimos, bem como da fala do diretor ontem (respeito as diferenças, valorizar o interior das pessoas...); reescrita e ilustração. (em grupos: formavam grupos alunos que terminavam a atividade sobre o texto "Diversidade").
- Recreio (09h15).
- "A Bela e a Fera":
SEGUNDA ETAPA: Conversa coletiva sobre o texto "Diversidade", a lição de casa (assunto da peça teatral) e a essência da peça; montagem do painel com ideias de alguns grupos, como abaixo:
* não julgar pelas aparências;
* não precisa ser bonito para amar, vale o que tem por dentro;
* quem vê cara não vê coração;
* respeito pelo diferente.
A seguir, cada aluno, em seus respectivos grupos, foram levados a refletir e registrar suas ideias sobre respeito e diversidade do outro lado da folha na qual fizeram a ilustração e reescrita da peça teatral (podiam conceituar ou dar exemplos, positivos ou não).
- Matemática: expressões numéricas, com auto correção; Lição de casa (matemática) sobre o mesmo assunto.
- Atividades livres com R.R. (respeito e responsabilidade), valendo-se da experiência de ontem, que deu certo. Em dias com seis aulas em classe, a sexta aula é diferenciada.
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ANEXO: TEXTO "DIVERSIDADE"
Um é amarelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de riso
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
Tatiana Belinki. São Paulo
Quinteto Editorial, 1999
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ASPECTOS DA AULA:
Alunos bem participantes e interessados.
Nenhum problema na formação de filas ao final do recreio.
Orientação, no final da aula, sobre a responsabilidade com as brincadeiras: tomar cuidado com as "tarefas" passadas na brincadeira de "verdade e desafio" - optar somente por coisas possíveis e próprias para o ambiente de sala de aula, para não prejudicar a todos nós enquanto grupo (alunos e professor).
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Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
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