ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 31 de março de 2010

31 de março de 2010

CEU EMEF J*, 31/03/2010 - 4ºB

Antes da aula: alunos brincavam sem problemas aparentes; poucos formaram filas corretamente (muitos pelas classes e corredor).


Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; alunos devem resolver seus próprios problemas, os adultos podem, no máximo, ajudar - senão estarão tirando a iniciativa da criança, do adolescente (poderá tornar-se um adulto sem iniciativa, dependente dos outros); sempre estou alguns instantes antes da aula percorrendo o corredor e pátio para que os alunos possam conversar comigo, em particular, a fim de que eu possa ajudá-los a resolver seus problemas (não resolvo, mas tento ajudar).

- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 13 (planeta do empresário que se dizia dono das estrelas, um sujeito muito sério, que não tinha tempo para nada).

- Português - texto: "Por que cada ano a Páscoa tem uma data diferente?":
1) Conversa sobre: calendário lunar e solar; festa primitiva da primavera no Hemisfério Norte (outono para nós, em 21/03, dai a Páscoa ter tomado essa festa e ocorrer na noite de sábado na primeira lua cheia após 21/03, o equinócio - estudaremos isso em detalhe em outra aula); páscoa judaica (passagem para a liberdade) e páscoa cristã (ressurreição - retomaremos amanhã).
2) Registro escrito das partes principais - confira o texto inteiro em: http://pazeduca.pro.br/pazeduca/?p=45 (abre em nova tela) - registramos apenas os cinco primeiros parágrafos, e falamos sobre as outras datas dependentes; o texto inicial ("Páscoa", em letras roxas) ficou para ser trabalhado amanhã.

- Informática na brinquedoteca (08h30).

- Recreio (09h15).

- Continuação do registro do texto; escrita e ilustração sobre o significado da Páscoa para você - retomaremos na atividade de amanhã.

- Artes (10h20), com  a professora especialista.

- Finalização da atividade sobre o significado da Pascoa, a ser retomada amanhã. Lição de casa (Matemática): numerais romanos (recordação da terceira série).


===============
ASPECTOS DA AULA:

Poucos alunos ausentes. Os presentes estavam bem participantes.

A partir de amanhã, a lição de casa será cobrada de todos os alunos, a fim de que o aluno que sempre faz não se sinta prejudicado pelo que não faz. Nossa lição de casa, geralmente, não leva mais do que dois minutos para ser feita - aluno e família que saiba organizar seus horários - lembrando da conversa sobre hábitos de estudos em casa, que o diretor teve recentemente com a classe.

Na entrada, os alunos estavam bem dispersos, talvez por causa do grande número de licenças médicas docentes (por que será que o professor fica doente? - isso ninguém quer saber, mas quando é "o meu filho", todos devem saber... estranha essa "cultura" presente em várias comunidades, sem generalizações, claro).

No recreio não ocorreram problemas aparentes.
==========

Conectado com o Professor João César:


http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/


http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  
profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====

Nenhum comentário:

Postar um comentário