CEU EMEF J*, 07/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas, formaram filas corretamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos (da quinta série em diante, professores não escreverão a rotina, por questão de tempo, mas alguns tem por costume falar o que será trabalhado em sua aula); o exemplo dos alunos com necessidades especiais que já tive - eram dispensados do registro da rotina, mas faziam questão de registrar (isso faz pensar quando pessoas aparentemente "normais" recusam fazer seus deveres).
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 19 e 20 (encontro com o eco e com o jardim de rosas - iguais a flor "única" do Pequeno Príncipe).
- Português - tipos de palavras (recordação e atividades corrigidas no caderno - e na lousa após o recreio): substantivo, adjetivo e verbo.
- Informática na brinquedoteca (08h30), com professora substituta.
- Recreio (09h15).
- Correção da atividade de Português.
- Natureza e Sociedade (Geografia): Mapa do município de São Paulo.
Verificação, coletivamente, dos seguintes elementos no mapa:
a) Limites entre distritos (diferenciação entre bairros e distritos, a partir da realidade do Jaguaré como exemplo);
b) Limites com outros municípios (como, por exemplo, Osasco, que está próximo a nós).
Logradouros e pontos de referência ficaram para amanhã.
- Artes (10h20), com a professora especialista.
- Matemática: multiplicação - revisão (contas e situação problema). Lição de casa: multiplicação, até dezena de milhar.
===============
ASPECTOS DA AULA:
Aula tranquila, exceto pequenos e resolvidos problemas pontuais com poucos alunos que queriam ser mais importantes do que os outros (demora ao usar o banheiro e exigir que o professor esperasse para apagar a lousa, como se não existissem outros alunos com direito à aula).
Poucas ausências (três).
Nenhum problema no pós recreio (fila, banheiro etc).
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas, formaram filas corretamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos (da quinta série em diante, professores não escreverão a rotina, por questão de tempo, mas alguns tem por costume falar o que será trabalhado em sua aula); o exemplo dos alunos com necessidades especiais que já tive - eram dispensados do registro da rotina, mas faziam questão de registrar (isso faz pensar quando pessoas aparentemente "normais" recusam fazer seus deveres).
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 19 e 20 (encontro com o eco e com o jardim de rosas - iguais a flor "única" do Pequeno Príncipe).
- Português - tipos de palavras (recordação e atividades corrigidas no caderno - e na lousa após o recreio): substantivo, adjetivo e verbo.
- Informática na brinquedoteca (08h30), com professora substituta.
- Recreio (09h15).
- Correção da atividade de Português.
- Natureza e Sociedade (Geografia): Mapa do município de São Paulo.
Verificação, coletivamente, dos seguintes elementos no mapa:
a) Limites entre distritos (diferenciação entre bairros e distritos, a partir da realidade do Jaguaré como exemplo);
b) Limites com outros municípios (como, por exemplo, Osasco, que está próximo a nós).
Logradouros e pontos de referência ficaram para amanhã.
- Artes (10h20), com a professora especialista.
- Matemática: multiplicação - revisão (contas e situação problema). Lição de casa: multiplicação, até dezena de milhar.
===============
ASPECTOS DA AULA:
Aula tranquila, exceto pequenos e resolvidos problemas pontuais com poucos alunos que queriam ser mais importantes do que os outros (demora ao usar o banheiro e exigir que o professor esperasse para apagar a lousa, como se não existissem outros alunos com direito à aula).
Poucas ausências (três).
Nenhum problema no pós recreio (fila, banheiro etc).
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====
Nenhum comentário:
Postar um comentário