ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

09 de abril de 2010

CEU EMEF J*, 09/04/2010 - 4ºB.


Antes da aula: alunos brincavam sem problemas, alguns conversavam comigo. Praticamente todos formaram filas adequadamente.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de evitar provocações mutuas, que apenas atrasam nossas aulas (professor não pode ir além da orientação, nesse sentido); recepção e acomodação de livros didáticos para serem distribuidos posteriormente (antes de distribuir, farei a contagem e montarei um calendário para que ninguém traga peso desnecessário); organização da classe para enviar três alunos para o reforço (esses alunos não serão prejudicados, pois durante sua permanência no reforço, estaremos desenvolvendo atividades sobre a leitura compartilhada); critérios seguros para uso adequado da brinquedoteca (evitar correr, pois o piso é liso); recepção e entrevista "in locus" de estagiárias-pesquisadoras sobre problemas de aprendizagem.

- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 22 e 23 (manobreiro do trem: "somente as crianças sabem o que buscam"; pírrula que mata a sede). Antes, recordamos os capítulos anteriores, desde o abandono da flor e do planetinha. Por fim, recordamos e cantamos a música "Cativar".

- Escrita e ilustração (em grupos) sobre pontos significativos (na opinião pessoal de cada aluno) do livro "O Pequeno Príncipe" até agora.

- Recreio (09h15).

- Matemática: confecção do quadro de multiplicação, coletivamente (lousa e cadernos): conversamos sobre ele (que um aluno lembrou do jogo "batalha naval") e depois verificamos, com atividades práticas, seu funcionamento. Auto correção da lição de classe, bem como da lição de casa. Adquira uma cópia do quadro da tabuada aqui (abre em nova tela).

- Natureza e Sociedade (Geografia): recordação oral de aspectos já estudados sobre o mapa do município de São Paulo. Recordamos também que começamos estudando do menor até chegarmos ao maior espaço: bairro, município, estado, pais, continente e mundo.

- Brinquedoteca (11h05).


============
ASPECTOS DA AULA:

Tranquila e bem participada, sem maiores problemas.

Pós recreio sem incidentes.

Brinquedoteca sem problemas.


==========

Conectado com o Professor João César:


http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/


http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  
profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====

Nenhum comentário:

Postar um comentário