CEU EMEF J*, 28/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; futebol na atualidade (veja detalhes em "aspectos da aula", mais abaixo).
- Leitura compartilhada: "O Presente" - a vaquinha de um agricultor pobre, sem querer, invadiu a propriedade do agricultor rico, criando desavença entre esses vizinhos. O agricultor rico presenteou seu vizinho com uma caixa de estrume de vaca; este, retribuiu com um saboroso queijo e um bilhete: "CADA UM DÁ O QUE TEM".
- Conversa sobre a leitura: quantas desavenças criamos a partir de acidentes e quantos "presentes" retribuímos aos outros.
- Escrita e ilustração sobre as desavenças e eventuais "presentes" que damos e recebemos - fatos vivenciados ou vistos (em grupos, mas cada um fez seu dever).
- Informática na brinquedoteca (08h30), com professora substituta.
- Recreio (09h15).
- Correção coletiva das lições de casa de Matemática dos dias 26 e 27 - reiteramos a necessidade de participar ativamente desta correção, pois um caderno completo e em dia é muito importante para ser consultado em momentos de avaliação e de pesquisa, como o de ontem. Aproveitamos os resultados de algumas contas, que eram numerais muito grande, e introduzimos o assunto da próxima aula, por meio da lição de casa.
- Artes (10h20), com a professora especialista.
- Leitura introdutória do livro de "Língua Portuguesa" (material institucional) recebido ontem - leitura e conversa sobre a carta do senhor secretário da Educação; unidade 01 (páginas 06 e 07), leitura introdutória (retomaremos amanhã).
=============
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada e sem problemas de nenhuma natureza.
Na conversa sobre a aula tinham vários alunos falando e defendendo ferrenhamente seus "times do coração" e respectivos jogadores. Tive que intervir com alguns aspectos históricos do futebol no Brasil, que antes era praticado por amor ao jogo e seu time (praticamente os jogadores não mudavam de times), enquanto hoje é praticado de forma mercenária (quando outro time oferece mais dinheiro, o jogador muda de equipe -salvo exceções, lembradas pelos alunos). E, enquanto isso, muita gente briga e até mesmo se mata, defendendo quem, de certa forma, não está nem ai para os torcedores - o que importa é o dinheiro no bolso.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; futebol na atualidade (veja detalhes em "aspectos da aula", mais abaixo).
- Leitura compartilhada: "O Presente" - a vaquinha de um agricultor pobre, sem querer, invadiu a propriedade do agricultor rico, criando desavença entre esses vizinhos. O agricultor rico presenteou seu vizinho com uma caixa de estrume de vaca; este, retribuiu com um saboroso queijo e um bilhete: "CADA UM DÁ O QUE TEM".
- Conversa sobre a leitura: quantas desavenças criamos a partir de acidentes e quantos "presentes" retribuímos aos outros.
- Escrita e ilustração sobre as desavenças e eventuais "presentes" que damos e recebemos - fatos vivenciados ou vistos (em grupos, mas cada um fez seu dever).
- Informática na brinquedoteca (08h30), com professora substituta.
- Recreio (09h15).
- Correção coletiva das lições de casa de Matemática dos dias 26 e 27 - reiteramos a necessidade de participar ativamente desta correção, pois um caderno completo e em dia é muito importante para ser consultado em momentos de avaliação e de pesquisa, como o de ontem. Aproveitamos os resultados de algumas contas, que eram numerais muito grande, e introduzimos o assunto da próxima aula, por meio da lição de casa.
- Artes (10h20), com a professora especialista.
- Leitura introdutória do livro de "Língua Portuguesa" (material institucional) recebido ontem - leitura e conversa sobre a carta do senhor secretário da Educação; unidade 01 (páginas 06 e 07), leitura introdutória (retomaremos amanhã).
=============
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada e sem problemas de nenhuma natureza.
Na conversa sobre a aula tinham vários alunos falando e defendendo ferrenhamente seus "times do coração" e respectivos jogadores. Tive que intervir com alguns aspectos históricos do futebol no Brasil, que antes era praticado por amor ao jogo e seu time (praticamente os jogadores não mudavam de times), enquanto hoje é praticado de forma mercenária (quando outro time oferece mais dinheiro, o jogador muda de equipe -salvo exceções, lembradas pelos alunos). E, enquanto isso, muita gente briga e até mesmo se mata, defendendo quem, de certa forma, não está nem ai para os torcedores - o que importa é o dinheiro no bolso.
Isso foi piorado ainda mais quando uma certa emissora de renome "adotou" o futebol para si, decidindo inclusive sobre o seu horário (após a última novela, horário proibitivo para a grande maioria de torcedores, que também são trabalhadores e estudantes). Portanto, devemos ter inteligência e saber usá-la a nosso favor (não de outros, em prejuízo nosso). 
Alguém está recebendo algum centavo para defender essa turma? Não? Eu também não e nossa aula não é espaço para isso. É espaço, sem dúvida alguma, para o futebol (e outros esportes "esquecidos pela TV, como o voleibol das meninas de Osasco, um time sobrevivente e vencedor), sua história, sua prática e sua arte. E isso não é perda de tempo, é cidadania, é cultura, é educação.
O texto lido e trabalhado ("O Presente") foi usado principalmente para as situações nas quais devemos separar provocação de acidentes, antes de tomarmos providências de "presentear" e receber certos "presentes" - como o caso de provocação mútua de algumas meninas na aula de ontem.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
 MSN e Twitter:                                            comunicação informal   destinada a              Educadores,           Educandos  e            respectivos                      familiares.      Mensagens        anônimas ou  fora     do         contexto             serão      ignoradas.
 MSN e Twitter:                                            comunicação informal   destinada a              Educadores,           Educandos  e            respectivos                      familiares.      Mensagens        anônimas ou  fora     do         contexto             serão      ignoradas.Projeto                                      Paz Educa. 
Acompanhe                       em: pazeduca.pro.br               || pazeduca.pro.br/aula                   || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO   - sobre uso das fotos                      eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr):                        Uso apenas           didático, de              divulgação  pedagógica, interditados todos  os           outros. Imagens      editadas,         para  assegurar a       privacidade     dos alunos  (Constituição      Federal:      art.     5º;       Estatuto  da    Criança e do  Adolescente:   art.   17º).             Preservação da         identidade da  escola e do   professor, de         acordo com a      lei      municipal      8989/79.
=====|||||=====
 
 

 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário