ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

29 de julho de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 29/07/2010 - 4ºB.

ROTINA:

1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz".
4- Matemática: perímetro.
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (09h35).
7- Matemática (continuação).
8- Leitura livre / Fichas avaliativas.

DETALHES RELEVANTES:
Rotina registrada na lousa às 07h12 (como de costume, o mesmo horário de sempre, bem lembrado por um aluno).

2- O que e como teremos. Necessidade de justificar as ausências com atestado médico ou carta da família, a fim de que não sejam prejudicados os programas assistencialistas (justificar até amanhã, final de mês, ocasião do apontamento de faltas). Cuidados básicos com a segurança na internet (retomada da conversa da semana passada e divulgação de site muito útil sobre o assunto: http://www.internetresponsavel.com.br). Importância de postura adequada em sala de aula, a fim de não prejudicar toda a classe (assim como no time: basta um jogador fazer algo errado no jogo para comprometer todo time na partida) - conversas fora de hora e provocações interrompem a aula de toda classe.

3- Estavam programados dois capítulos, mas foi lido apenas um, por causa da agitação de alguns alunos: A graciosa cidade de porcelana (estava programado também o capítulo seguinte - O leão se torna rei dos animais - mas ficou para amanhã).

4- Correção coletiva da lição de casa, a qual serviu para introduzir o assunto (perímetro). Atividades de cálculos variados e de respostas com múltiplas escolhas.

6- Com a professora especialista.

7- Finalização das atividades. Auto correção. Lição de casa (sobre o mesmo assunto). Segunda feira alunos deverão trazer fita métrica recebida no material escolar, pois faremos medições comparativas dentro e fora da sala de aula, em continuidade ao assunto "perímetro" - indo além deste também.

8- Durante o atendimento individual, no qual cada aluno teve acesso a sua ficha avaliativa (a mesma mostrada aos pais, na reunião), os alunos puderam escolher entre: ler livros da caixa volante, brincar no fundo da sala ou no solário - teve alunos presentes em todas essas possibilidades.

ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada, sem quaisquer problemas disciplinares (um dos alunos muito agitados faltou hoje), o que não impediu pequenos problemas, facilmente solucionados pelo diálogo e capacidade da turma em não aceitar interrupções na aula (fruto da conversa que tivemos no inicio da aula - ver mais acima).

Apesar da maior parte não ter formado filas (na entrada e no pós recreio) praticamente todos entraram na classe sem problemas e atrasos.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||== 

Nenhum comentário:

Postar um comentário