ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

07 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 07/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 30 e 31.
4- Português: livro, pág. 87 até 91 (trabalho com versão da lenda do Negrinho do Pastoreio).
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (09h35).
7- Matemática: frações (definição, representação, nomenclatura e leitura - exemplos práticos).
Amanhã: livro de Língua Portuguesa.

Rotina Prevista (07/10/2010)
Rotina Prevista (07/10/2010). Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- a) O que e como teremos. 
     b) Cuidados básicos com nossa segurança: evitar ficar na classe na ausência dos professores (na escola particular o aluno de nove anos foi baleado nessa circunstância, ninguém estava na classe além dele e do suposto atirador), formar fila e entrar na classe junto com o professor (um aluno que sempre faz questão de entrar depois, acidentou-se no corredor, enquanto o professor e os alunos já estavam em aula há quase cinco minutos), procurar o educador que está mais próximo para tentar resolver seus problemas (ir à direção desautoriza o educador de registrar ocorrência e tomar providências). 
     c) A questão de comida dentro da classe está proibida, isto é uma regra da escola toda e não entra na questão de direitos e deveres. O mesmo para celulares e similares - regra da escola e dispositivo legal (há uma legislação estadual sobre o assunto - lei não se discute, se cumpre).

3- A leitura de "Reinações de Narizinho" continua prendendo a atenção de todos. Hoje vimos como Rabicó se livrou do polvo e como terminou o casamento de Narizinho com o Príncipe Escamado.

4- O material institucional apresenta a Lenda do Negrinho do Pastoreio e pede para que seja posta no contexto da época - isso já fizemos no Projeto Nosso Folclore. Apenas usamos as atividades como revisão e observamos a presença de regionalismos (a lenda é do Rio Grande do Sul). A página 91 fizemos após a Educação Física.

6- Com o Professor Especialista.

7- Retomamos o que vimos ontem, inclusive por ocasião da correção coletiva da lição de casa. Dei exemplo prático sobre a diferença do inteiro (folha sulfite inteira) e de suas frações (dividi-a em quatro, cada parte é uma fração). Introduzimos nomenclatura e leitura de frações. Lição de casa: representar em forma de frações (como ontem, mas já induzindo à frações equivalentes: 2/4 e 1/2 - assunto próximo). Quem terminava podia ficar livre, com respeito e responsabilidade.


ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada, com responsabilidade e respeito.
Trabalhamos em grupos por bom tempo.



Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

06 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 06/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 27, 28 e 29.
4- Português: livro, pág. 81 até 86 (retomada e continuação).
5- Informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Português (continuação).
8- Artes (10h20).
9- Matemática: frações (introdução).
Amanhã: Livro de Língua Portuguesa.

Rotina Prevista (06/10/2010).
Rotina Prevista (06/10/2010). Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos.

3- "Reinações de Narizinho" continua despertando interesse na classe. Combinei com a turma que, caso não tenham mais interesse, avisem, para que coloquemos em votação. Hoje acompanhamos a viagem ao Reino das Águas Claras, o preparativo para o noivado e Rabicó envolvendo-se em encrenca com um polvo.

4- Retomamos a versão da Lenda da Vitória Régia lida ontem, traballhamos o significado de algumas palavras propostas a partir do contexto da leitura, localizamos o local exato do inicio da narração da lenda, bem como seus personagens e contexto. Antes do recreio lemos e nos orientamos (individualmente). Após o recreio (item 7) montamos grupos e realizamos as atividades - com plantão tira dúvidas.

8- Com Professor Especialista.

9- Introdução à noção, definição e representação de frações. Lição de casa: identificar algumas frações a partir de desenhos.


ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem maiores problemas.

Um aluno que costuma tumultuar a aula recebeu advertência oral (=bronca) na qual deixei bem claro que ele é importante e não desistiremos dele (a partir de então, passou a colaborar).

Problemas de falta de água no prédio ocasionaram muita agitação na escola inteira.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

terça-feira, 5 de outubro de 2010

05 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 05/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 24, 25 e 26.
4- Matemática: páginas finais do livro.
5- Recreio (09h00).
6- Teatro: apresentação de músicas infantis.
7- Português: livro, pag. 81 até 86.
Amanhã: livro de Língua Portuguesa.
Esta rotina foi alterada, em comparação com a prevista e registrada.
Por isso, não deu tempo de concluir os textos jornalísticos para o mural.

Rotina Prevista - e parcialmente cumprida (05/10/2010)
Rotina Prevista - e modificada parcialmente, para que pudéssemos ir ao Teatro do CEU (05/10/2010). Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Possível alteração de rotina, confirmada em seguida.

3- "Reinações de Narizinho" tem despertado grande interesse da turma, por isso prosseguimos com a leitura de vários capítulos por dia. Hoje: o jantar de ano bom e o pedido de casamento de Narizinho.

4- Finalizamos, coletivamente, o material institucional. Ele deverá ser conservado para futuras consultas, em especial, por ocasião de trabalho de pesquisa a ser marcado com antecedência de uma semana.

5- O recreio foi antecipado, para que pudéssemos ir ao Teatro do CEU.

6- Trio de músicos e cantor apresentou algumas músicas infantis de Vinícius de Morais e Chico Buarque. A plateia foi formada por alunos dos quartos anos, bem como dos sétimos e oitavos anos - iniciativa e organização: gentileza do Professor Oscar, o qual convidou os quartos anos para assistir.

7- Recordamos a unidade iniciada ontem (sobre lendas) e demos continuidade hoje. Como prometido, trouxe a Lenda da Cobra Norato e li para a classe (veja o texto na rotina de ontem; aproveitei para informar sobre o que divulgo neste site, inclusive o cuidado com edição de fotos). Iniciamos a leitura em grupo de uma versão diferente da Lenda da Vitória Régia. Como lição de casa, levantar a possibilidade da vitória régia ser uma flor ou pessoa.



ASPECTOS DA AULA:

Muito bem participada, inclusive por uma minoria de alunos que estava a fim de somente brincar e atrapalhar.

No inicio da aula, o grupo de alunas que solicitou autorização para montar Jorna na escola, entrevistou, brevemente, alunos dos sétimos e oitavos anos - tudo com a devida autorização da Direção e minha.

Alguns alunos retomaram a conversa sobre a eleição ocorrida neste domingo. Expliquei, novamente que, por questão legal, não poderíamos comentar nomes, mas situações. Levantaram a questão do suposto analfabetismo de um candidado bem votado, ao que expliquei que não entendo tanta polêmica, basta ver se o candidato sabe ler mesmo e encerrar essa confusão.

No teatro, todos comportaram-se adequadamente, interagindo nos momentos oportunos, sem nenhum tipo de problema, por menor que fosse - comentamos isso em sala de aula, incentivando tal postura.

De volta à sala, uma chapa candidata ao Grêmio Estudantil apresentou sua proposta. Como ocorreu um mal entendido sobre uma proposta, que foi confundida com eventual compra de votos, os alunos chegaram a levantar para mim essa possibilidade. Em seguida, a chapa retornou para os necessários esclarecimentos. Isto mostra o grau de maturidade politica de nossa classe, bem como a iniciativa cidadã das alunas da chapa. Espero que todos tenham aprendido algo com esse salutar exercício de cidadania, belo exemplo para nossos políticos e seus eleitores.

Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

04 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 04/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap.21, 22 e 23.
4- Português: livro, pág. 75 a 80 (lendas).
5- Recreio (09h15).
6- Finalização de Atividades.
7- Educação Física (10h20).
8- Sala de Leitura (11h05).
Amanhã: trazer livros de LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA (para terminarmos ambos os livros esta semana - têm novos esperando).

Rotina Prevista (04/10/2010)
Rotina Prevista - e cumprida! (04/10/2010). Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Precisamos destacar as coisas boas que fazemos e diminuir o que é negativo. Alguém perguntou sobre em quem eu havia votado; respondi que, para não influenciar ninguém, falarei somente após o segundo turno das eleições e fora do ambiente escolar - e lei deve ser respeitada e eu devo dar o bom exemplo.

3- Esses três capítulos de "Reinações de Narizinho" são sequenciais: pedido de casamento de Emília, Noivado e Casamento. Aproveitamos para conversar sobre títulos de nobreza que aparecem no livro e hoje em dia não são mais usados (Condessa, Visconde, Marquês) - aparecem somente em nomes de algumas ruas, são títulos de cargos políticos (mas as enganações continuam, vejam-se as promessas do Marquês de Rabicó). Como ficou o suspense sobre o próximo capítulo ("O casamento de Narizinho"), alguns levantaram a possibilidade dela casar com seu primo, Pedrinho; uma aluna argumentou sobre os perigos dos casamentos consanguíneos e eu trouze alguns detalhes científicos, entrando em termos como "genes" e "DNA", mas tudo de forma bem superficial, informando que os detalhes serão estudados em outro ano. Essa é a grande riqueza de uma obra de Monteiro Lobato: levanta temas atuais e interdisciplinares, além de mexer com a imaginação.

4- Estamos iniciando a última unidade do material institucional, introduzindo as lendas como uma forma que determinado grupo humano tem de tentar explicar fatos do dia a dia. Levantamos algumas conhecidas (outras, nem tanto), lemos duas que o livro nos tras, além de breve definição e características principais desse gênero.

6- Breve registro escrito de tudo visto no item 4; lição de casa: levantamento livre de nomes de lendas conhecidas.

7 e 8- Com respectivos professores especialistas.


ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem quaisquer incidentes, por menores que sejam.

Os alunos comentaram que nem sentiram o tempo passar e que deu tempo de tudo o que estava previsto na rotina - esse é o segredo da participação e colaboração de todos.

Alunos, muito alegres, contaram-me que tudo deu certo na aula de Educação Física, participaram ali também sem encrencas.

Recordamos o uso do travessão ou aspas, em diálogos - isso estava nas lendas do livro. Analisamos um pouco as estruturas e elementos que elas traziam. Conversamos bastante sobre a visão de mundo que os indígenas tem (em uma das lendas estava que "enquanto o ser humano não mata a natureza, esta não mata o ser humano de fome"; lembrei de fatos que conheço dos indigenas como, por exemplo, matar somente o animal que for comer e, mesmo assim, pedir perdão a ele - tive a oportunidade de conversar com alguns, que visitaram a Paróquia São José do Jaguaré no ano de 2002).

Como não conheciamos bem a lenda da Cobra Norato, citada no livro institucional, fiquei de pesquisa-la. Eis o que achei em um confiável site (segue a fonte):

"A índia tapuia sentiu a gravidez quando se banhava nas águas do rio Claro. Teve os filhos nas margens do Cachoeiri, entre os rios Amazonas e Trombetas. Vieram ao mundo na forma de duas serpentes escuras. A mãe lhes deu os nomes cristãos de Honorato e Maria. Eram gêmeos. Não podiam viver na terra. Criaram-se nas águas. O povo os chamava Cobra Norato e Maria Caninana.

Cobra Norato era forte e bom. Não fazia mal a ninguém. Pelo contrário, salvou muita gente de morrer afogada. Lutou contra peixes grandes e ferozes. Passava o dia nadando, esperando a chegada da noite. Quando a lua surgia no céu, ele saía da água, arrastando o corpo pela areia. Então, Cobra Norato se desencantava. Deixava o couro da cobra na margem do rio, e se transformava num belo rapaz. Adorava festas. Ia dançar, ver as moças, conversar com os outros rapazes. Pela madrugada, enfiava-se novamente no couro da cobra que deixara na margem e mergulhava nas águas do rio.

Sua irmã, Maria Caninana, era má e violenta. Jamais visitou a mãe. Afundava embarcações, feria peixes pequenos. Por isso, Cobra Norato a matou, depois de uma luta terrível. As duas serpentes se engalfinharam no meio do rio Madeira, transformando suas águas calmas num imenso rodamoinho.

Para virar homem de uma vez por todas, Cobra Norato precisava de alguém que ajudasse a desencantá-lo. Antes de mais nada, era necessário encontrá-lo dormindo. Depois, deveriam se jogar três pingos de leite de mulher na boca da cobra e dar uma cutilada de ferro virgem na sua cabeça. Ela, então, fecharia a boca e da ferida na cabeça sairiam três gotas de sangue. Assim, Honorato ficaria homem para o resto da vida.

Mas a cobra assombrava. Todos tinham medo. Demorou para aparecer alguém que quisesse ajudar.

Certo dia, a cobra nadou pelo Tocantins. Deixou o corpo na beira do rio e foi dançar. Fez amizade com um soldado e pediu que o desencantasse. O soldado topou e fez tudo o que era preciso. Honorato suspirou descansado. Queimou o couro da cobra. As cinzas voaram.

Nas terras e rios do Pará não há quem ignore a vida da Cobra Norato. Canoeiros apontam para lá e para cá, mostrando os locais por onde passava a Cobra Norato."


  
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

01 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 01/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 19 e 20.
4- Geografia: coordenadas geográficas, hemisférios e mapas (pág. 19 até 23).
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: cilindro, cone, graficos e leitura de numerais (pág. finais do livro).
7- Recreação semanal no pátio.
Segunda feira: livro de Língua Portuguesa.
Deixamos para semana que vem, com mais tempo, a conclusão dos textos jornalísticos para o Mural.


 Rotina Prevista (01/010/2010).
Rotina prevista (01/010/2010). Deixamos a conclusão dos textos do Mural para semana que vem, com mais tempo. Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Proibição, por força de lei, de falarmos em candidatos. Mas é questão de cidadania falarmos sobre a função de cada cargo - nem tudo o que se promete se tem condições de cumprir, uma vez que, por exemplo, presidente da republica não decide nada sozinho (têm os deputados e senadores, que além de apresentarem leis para o presidente assinar, votam nas leis propostas pelo presidente), o mesmo vale para o governador. Esse assunto surgiu porque muitos alunos estavam cantando "jingles" de vários candidatos - dai eu expliquei sobre o papel dessas "musiquinas", de grudarem em nossas cabeças, favorecendo os candidatos.

3- Apreciamos mais dois capítulos de "Reinações de Narizinho" (como voltaram do Reino das Abelhas encontraram o pessoal do Sítio transformados em animais, a história de Rabicó e seus irmãos). Segunda feira vamos colocar em votação se continuamos ou não a leitura, pois não dará tempo de terminar esse livro este ano, mas a grande maioria dos alunos mostra-se muito interessada na leitura.

4- A partir da leitura coletiva das referidas páginas, conversamos e fizemos um breve resumo escrito sobre: coordenadas (comparamos ao jogo de "Batalha Naval" e ao mapa do tesouro),meridianos (na vertical), paralelos (na horizontal) e hemisférios da Terra - o Brasil encontra-se totalmente no Ocidental e a maior parte no Sul.

6- Conforme as páginas finais do livro institucional, estudamos sobre cilindros e cones, revemos tabelas e leitura de numerais - o final mesmo do livro, ficou para semana que vem.

7- Recreação semanal, no pátio.

ASPECTOS DA AULA:

Vários alunos faltaram, certamente porque todas as outras escolas do bairro não têm aula, em preparação às eleições deste domingo.

Alguns alunos estiveram muito agitados, tentando tumultuar as aulas, sem sucesso. Esses mesmos tentaram atrapalhar a recreação, igualmente sem sucesso - isso prova que o grupo-classe tem liderança positiva, quando quer.


Há um certo clima negativo no ar, já algumas semanas, de alguns educadores que sentem-se incomodados com o barulho natural da escola (em especial, dos alunos de minha turma), tentando colocar seus alunos sob uma pseudo-redoma protetora, como se não fizessem parte da mesma comunidade - e isto está sendo comentando pelos próprios alunos, o que gera uma atmosfera complicada de se administrar - a Direção está informada da situação e está tentando contornar esse problema. Vale lembrar: em uma escola fragmentada por picuinhas fica difícil cumprir o papel que lhe é esperado; a comunidade vê com descrença, até mesmo com desrespeito,  seus educadores. E isto pode ter um efeito em cascata, em progressão geométrica, se não for resolvido com urgência - basta cada um fazer sua parte, pois a comunidade não pode nos ver assim fragmentados!!!!!!!!!!!!! Sugestão de leitura e meditação, para eventual mudança de postura: "Assembleia na Carpintaria" - confira o texto clicando aqui.


  
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==