CEU EMEF JAGUARÉ, 01/10/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 19 e 20.
4- Geografia: coordenadas geográficas, hemisférios e mapas (pág. 19 até 23).
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: cilindro, cone, graficos e leitura de numerais (pág. finais do livro).
7- Recreação semanal no pátio.
Segunda feira: livro de Língua Portuguesa.
Deixamos para semana que vem, com mais tempo, a conclusão dos textos jornalísticos para o Mural.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 19 e 20.
4- Geografia: coordenadas geográficas, hemisférios e mapas (pág. 19 até 23).
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: cilindro, cone, graficos e leitura de numerais (pág. finais do livro).
7- Recreação semanal no pátio.
Segunda feira: livro de Língua Portuguesa.
Deixamos para semana que vem, com mais tempo, a conclusão dos textos jornalísticos para o Mural.
Rotina prevista (01/010/2010). Deixamos a conclusão dos textos do Mural para semana que vem, com mais tempo. Arquivo Pessoal.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Proibição, por força de lei, de falarmos em candidatos. Mas é questão de cidadania falarmos sobre a função de cada cargo - nem tudo o que se promete se tem condições de cumprir, uma vez que, por exemplo, presidente da republica não decide nada sozinho (têm os deputados e senadores, que além de apresentarem leis para o presidente assinar, votam nas leis propostas pelo presidente), o mesmo vale para o governador. Esse assunto surgiu porque muitos alunos estavam cantando "jingles" de vários candidatos - dai eu expliquei sobre o papel dessas "musiquinas", de grudarem em nossas cabeças, favorecendo os candidatos.
3- Apreciamos mais dois capítulos de "Reinações de Narizinho" (como voltaram do Reino das Abelhas encontraram o pessoal do Sítio transformados em animais, a história de Rabicó e seus irmãos). Segunda feira vamos colocar em votação se continuamos ou não a leitura, pois não dará tempo de terminar esse livro este ano, mas a grande maioria dos alunos mostra-se muito interessada na leitura.
4- A partir da leitura coletiva das referidas páginas, conversamos e fizemos um breve resumo escrito sobre: coordenadas (comparamos ao jogo de "Batalha Naval" e ao mapa do tesouro),meridianos (na vertical), paralelos (na horizontal) e hemisférios da Terra - o Brasil encontra-se totalmente no Ocidental e a maior parte no Sul.
6- Conforme as páginas finais do livro institucional, estudamos sobre cilindros e cones, revemos tabelas e leitura de numerais - o final mesmo do livro, ficou para semana que vem.
7- Recreação semanal, no pátio.
2- O que e como teremos. Proibição, por força de lei, de falarmos em candidatos. Mas é questão de cidadania falarmos sobre a função de cada cargo - nem tudo o que se promete se tem condições de cumprir, uma vez que, por exemplo, presidente da republica não decide nada sozinho (têm os deputados e senadores, que além de apresentarem leis para o presidente assinar, votam nas leis propostas pelo presidente), o mesmo vale para o governador. Esse assunto surgiu porque muitos alunos estavam cantando "jingles" de vários candidatos - dai eu expliquei sobre o papel dessas "musiquinas", de grudarem em nossas cabeças, favorecendo os candidatos.
3- Apreciamos mais dois capítulos de "Reinações de Narizinho" (como voltaram do Reino das Abelhas encontraram o pessoal do Sítio transformados em animais, a história de Rabicó e seus irmãos). Segunda feira vamos colocar em votação se continuamos ou não a leitura, pois não dará tempo de terminar esse livro este ano, mas a grande maioria dos alunos mostra-se muito interessada na leitura.
4- A partir da leitura coletiva das referidas páginas, conversamos e fizemos um breve resumo escrito sobre: coordenadas (comparamos ao jogo de "Batalha Naval" e ao mapa do tesouro),meridianos (na vertical), paralelos (na horizontal) e hemisférios da Terra - o Brasil encontra-se totalmente no Ocidental e a maior parte no Sul.
6- Conforme as páginas finais do livro institucional, estudamos sobre cilindros e cones, revemos tabelas e leitura de numerais - o final mesmo do livro, ficou para semana que vem.
7- Recreação semanal, no pátio.
ASPECTOS DA AULA:
Vários alunos faltaram, certamente porque todas as outras escolas do bairro não têm aula, em preparação às eleições deste domingo.
Alguns alunos estiveram muito agitados, tentando tumultuar as aulas, sem sucesso. Esses mesmos tentaram atrapalhar a recreação, igualmente sem sucesso - isso prova que o grupo-classe tem liderança positiva, quando quer.
Há um certo clima negativo no ar, já algumas semanas, de alguns educadores que sentem-se incomodados com o barulho natural da escola (em especial, dos alunos de minha turma), tentando colocar seus alunos sob uma pseudo-redoma protetora, como se não fizessem parte da mesma comunidade - e isto está sendo comentando pelos próprios alunos, o que gera uma atmosfera complicada de se administrar - a Direção está informada da situação e está tentando contornar esse problema. Vale lembrar: em uma escola fragmentada por picuinhas fica difícil cumprir o papel que lhe é esperado; a comunidade vê com descrença, até mesmo com desrespeito, seus educadores. E isto pode ter um efeito em cascata, em progressão geométrica, se não for resolvido com urgência - basta cada um fazer sua parte, pois a comunidade não pode nos ver assim fragmentados!!!!!!!!!!!!! Sugestão de leitura e meditação, para eventual mudança de postura: "Assembleia na Carpintaria" - confira o texto clicando aqui.
Vários alunos faltaram, certamente porque todas as outras escolas do bairro não têm aula, em preparação às eleições deste domingo.
Alguns alunos estiveram muito agitados, tentando tumultuar as aulas, sem sucesso. Esses mesmos tentaram atrapalhar a recreação, igualmente sem sucesso - isso prova que o grupo-classe tem liderança positiva, quando quer.
Há um certo clima negativo no ar, já algumas semanas, de alguns educadores que sentem-se incomodados com o barulho natural da escola (em especial, dos alunos de minha turma), tentando colocar seus alunos sob uma pseudo-redoma protetora, como se não fizessem parte da mesma comunidade - e isto está sendo comentando pelos próprios alunos, o que gera uma atmosfera complicada de se administrar - a Direção está informada da situação e está tentando contornar esse problema. Vale lembrar: em uma escola fragmentada por picuinhas fica difícil cumprir o papel que lhe é esperado; a comunidade vê com descrença, até mesmo com desrespeito, seus educadores. E isto pode ter um efeito em cascata, em progressão geométrica, se não for resolvido com urgência - basta cada um fazer sua parte, pois a comunidade não pode nos ver assim fragmentados!!!!!!!!!!!!! Sugestão de leitura e meditação, para eventual mudança de postura: "Assembleia na Carpintaria" - confira o texto clicando aqui.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Nenhum comentário:
Postar um comentário