ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

30 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 30/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 17 e 18.
4- Matemática: gráficos, tabelas e planificações de prismas e pirâmides (livro, pag. 83 até 87).
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (09h35).
7- Português: Mural da Classe.
Amanhã: livro de Matemática.

Rotina Prevista (30/09/2010) - com alteração de capitulos lidos.
Rotina Prevista (30/09/2010), fotografada após a alteração dos capítulos lidos de "Reinações de Narizinho" (não foi lido o 19, inicialmente previsto, pois alguns alunos estavam agitados, e a leitura longa poderia cansá-los mais). Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Como alguns alunos levantaram a questão de candidatos supostamente analfabetos, conversamos sobre a responsabilidade em votar (ou não) neles, bem como não ficar falando os nomes em classe, para não configurar campanha à favor ou contra.

3- Estava previsto a leitura do capitulo 19 também (chegamos a registrar na rotina, corrigindo logo após), mas percebendo que alguns alunos estavam um pouco agitados, optei em ler apenas estes dois, que já eram longos. Conversamos sobre as brilhantes "cutucadas" que Monteiro Lobato deu nos adultos de sua época, com o comportamento do Marquês de Rabicó (que prometeu um lago azul à uma libelinha, mas não cumpriu) e o diálogo de Narizinho com Emília e uma abelhinha sobre a perfeição da colméia (não há governo porque cada abelha nasce com o governo dentro de si, sem precisar que outros mandem fazer suas obrigações; inexistência de ricos e pobres; a rainha não é uma autoridade imposta, mas uma grande e amada mãe de todas as abelhas).

4- O material institucional está, em sua última unidade, revendo lições já vistas (dentro e fora desse livro): planificação de prismas e pirâmides (em outras aulas, usamos a planificação de um cubo para montar um dado), gráfico de colunas (trabalhamos isso desde o inicio do ano) e de barras. Lição de casa: página 89 (desenhar pirâmides a partir de suas planificações).

6- Com Professor Especialista.

7- Devolução dos rascunhos feitos pelos grupos na semana passada, conclusão de uma entrevista e inicio da edição definitiva - continuaremos amanhã.


ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, apesar da agitação de alguns alunos.

Optamos em corrigir a lição de casa de ontem (pronomes) junto com a lição de casa de hoje (planificação) amanhã, para que ninguém fosse prejudicado.

  
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

Nenhum comentário:

Postar um comentário